

PORTA VINIL
Design e
Artesanato
Após a visita feita ao Centro Acadêmico do Departamento De Arquitetura e Urbanismo (CADÊ + CACAU), apareceram demandas de diversos objetos, como por exemplo, organizadores, luminárias, suportes, mesas, dentre outros. Foi proposto um projeto de uma peça de design que apresentasse uma relação com o artesanato regional e que correspondesse a uma das demandas do CA. Foram realizadas pesquisas de campo e discutimos em sala, mas como é a relação do design e do artesanato? De acordo com Gilberto Paim (2008, Design e Artesanato)
Design e artesanato parecem pertencer a mundos distintos, tão radical é a percepção de suas diferenças. O design é conceitual, generalista, voltado para a inovação e a produção seriada e uniforme. O artesanato é manual, especializado, sobrevivente de outros tempos, voltado para a produção em pequena escala com suas variações e irregularidades.
O trabalho conjunto de um designer e de um artesão tem muitas vezes como função revitalizar uma cultura que está sendo esquecida. O design vem para impulsionar o artesanato sem descaracterizá-lo. Levando isso em consideração, propus pegar uma peça bastante conhecida como o chapéu do cangaceiro, que faz parte da história local, e junto a demanda por um organizador de vinil. Projetei de forma que o design e o artesanato se mostrassem presentes, porém sem um sobressair o outro.
![]() Mesa Frivo, André Cruz |
---|
![]() Poltrona Cangaço, Irmãos Campana |
![]() Cadeira Cangaço, Irmãos Campana |
![]() Armårio Cangaço, Irmãos Campana |
![]() Poltrona Balaio, Sergio J. Matos |

Virgulino é uma peça de design que exalta a relação com o artesanato. É um porta vinil que traz as formas do chapéu de cangaceiro e sua estética. O objeto se divide basicamente em 2 partes: duas abas em formato de meia lua preenchidas com os símbolos encontrados nos chapéus e uma base que se divide em 6 componentes.
O material escolhido para a fabricação do objeto foi à madeira, por ser mais durável e proporcionar uma boa estruturação a peça; como também por ser um produto bastante utilizado no meio artesanal do Ceará.
O porta vinil é fácil e rápido de montar, além de permitir ajustar o espaçamento onde colocam-se os discos. Suas dimensões são de 29,45x34,00x18,18cm e seu espaçamento máximo suporta aproximadamente 35 vinis. Também facilita na hora da escolha do disco, pois podem ser passados como se fossem folheados.
VIRGULINO

o objeto:



Modelagem





Renderização
Identidade Visual
Por que Virgulino?
â
O chapéu de cangaceiro é famoso por ser uma peça que caracterizava um famoso personagem da história do nosso país, o Lampião. Ele foi pioneiro no uso do acessório de grandes abas arredondadas e com símbolos, como por exemplo, a estrela de davi, a flor de lis e o signo de Salomão. O nome Virgulino, a verdadeira identidade de Lampião, surgiu para o objeto baseado principalmente nesse contexto histórico; além das formas que inspiraram a criação do porta vinil.
Símbolo
O símbolo foi desenvolvido através de uma união de duas formas simplificadas, o chapéu do cangaceiro e o disco de vinil. O chapéu virou uma meia lua com malha desenvolvida com os símbolos encontrados nas peças de vestimenta. No vinil foi retirado detalhes, mas sem alterar a forma.
A proposta era manter o formato do vinil, mas que também remetesse ao chapéu do cangaceiro.
Tipografia
A tipografia escolhida foi a Isocteur, a qual não possui serifa e apresenta traços com uma espessura contínua. Essa fonte foi escolhida por ser mais simples e a logo já ser rica em detalhes.
A marca tipográfica é escrita toda em caixa baixa para ficar mais uniforme e devido ao local que foi colocada na logo. O local escolhido teve como objetivo de relembrar as informações centrais que costumam vir em discos de vinis.
Tipografia usada no site: Futura Light
Paleta de Cores
Marca: O símbolo é monocromática, foi todo feita em preto para remeter ao disco de vinil.
Site: O site possui cores como laranja, para trazer o calor do sertão e a coloração do couro do chapéu, o preto representando a cor da marca e o branco para contrastar de forma mais suave.
Tipografia: A marca tipográfica não possui uma cor, pois ela é vazada como os outros detalhes, então ela acaba aderindo à cor do objeto ou background. Já a tipografia do site vai variar entre laranja, preto e branco.




PLAY